POR QUE SURGEM CRIANÇAS-PRODÍGIO

Há algum tempo, apareceu nos jornais a notícia de uma criança de seis anos que pintava quadros magníficos. Vou explicar por que nascem crianças assim.

Desde os tempos antigos, de vez em quando têm surgido crianças-prodígio. No Ocidente, segundo ouvimos dizer, existiram grandes músicos que, aos seis ou sete anos de idade, já tocavam muito bem piano ou violino, e, com pouco mais de dez anos, compunham esplêndidas melodias. Conta-se que o famoso Schubert, dos dez anos aproximadamente até sua morte, ocorrida quando ele estava com trinta e um anos, fez mais de quinhentas composições. Por isso, não há dúvidas de que tenha sido um gênio.

Mas há uma causa especial para o nascimento desses gênios. Naturalmente, através da ciência materialista é impossível imaginá-la, mas precisamos conhecê-la. Nós explicamos o fato pela ciência espiritual. No caso de um músico, por exemplo, as causas podem ser duas. Uma é a reencarnação do espírito de um grande músico; a outra, fenômeno de encosto.

Suponhamos que um grande músico morra. Mesmo no Mundo Espiritual ele não consegue esquecer sua tão adorada arte. Assim, em virtude desse forte apego, ele pode reencarnar prematuramente. Esta é uma das causas. Pode acontecer também que, não conseguindo esperar até a reencarnação, ele procure um descendente seu, de preferência uma criança, e nela encoste. Espera para encostar quando seus dedos começarem a ficar ágeis, por volta dos seis ou sete anos. Como é um grande músico, manifesta uma enorme capacidade. Entretanto, ele não consegue encostar em pessoas com as quais não tenha nenhuma ligação, mas apenas, em pessoas de sua linhagem espiritual, principalmente em crianças. Isto porque é mais fácil encostar em crianças do que em adultos; é também mais fácil manejá-las à sua vontade. Pensem bem. Uma criança de seis ou sete anos não pode ter a capacidade de um adulto. Conhecendo, porém, essas causas, não é nada estranho o aparecimento de crianças-prodígio. Entretanto, nem todas elas se tornarão grandes músicos, grandes pintores, etc. Algumas o serão até certa idade, depois se tornarão pessoas normais. É o que acontece no caso de encosto de espírito, porque ele só tem permissão de encostar até certa época, devido à missão dada por Deus ou ao desejo de seus ancestrais. Tratando-se de reencarnação, o espírito é da própria pessoa, de modo que é impossível haver mudança.

11 de março de 1950