Urano em Touro


Urano em Touro!

Para entendermos um pouco sobre Urano em Touro vamos nos remontar um pouco na história do seu ciclo anterior:

02 de Julho de 1934 até 15 de Maio de 1942.

A humanidade passou por umas das maiores transformações da história. Após o crash de 1929 causando uma depressão enorme na economia mundial onde Urano caminhava sobre Áries, e em seguida tivemos um colapso bancário em 1930-1933, vide:

Milton Friedman em Uma História Monetária dos Estados Unidos (A Monetary History of the United States), co-escrito com Anna Schwartz, avança o argumento de que o que fez a "grande contração" tão grave não foi a desaceleração do ciclo econômico, foi o protecionismo, ou o crash de mercado de ações de 1929 em si – mas, segundo Friedman, o que mergulhou o país numa profunda depressão foi o colapso do sistema bancário durante três ondas de pânico durante o período 1930-33. (Wikipedia)

Existe uma enorme semelhança na crise de 1929 com a de 2008 e 2011, vide:

Segundo George Soros, a crise atual foi precipitada por uma "bolha" no mercado de residências e, em certos aspectos, é muito similar às crises que ocorreram desde a Segunda Guerra Mundial, em intervalos de quatro a 10 anos. Entretanto, Soros faz uma importante distinção entre essa crise e as anteriores, considerando a crise atual como o clímax de uma superexpansão ("super-boom") que ocorreu nos últimos 60 anos. Segundo Soros, os processos de expansão-contração ("boom-bust") giram ao redor do crédito, e envolvem uma concepção errônea, que consiste na incapacidade de se reconhecer a conexão circular reflexiva entre o desejo de emprestar e o valor das garantias colaterais. Crédito fácil cria uma demanda que aumenta o valor das propriedades, o que por sua vez aumenta o valor do crédito disponível para financiá-las. As bolhas começam quando as pessoas passam a comprar casas na expectativa de que sua valorização permitirá a elas refinanciar suas hipotecas, com lucros. Isso foi o que aconteceu nessa última crise (Wikipedia)

http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2011/10/veja-diferencas-e-semelhancas-da-atual-crise-economica-e-de-1929.html

https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/detalhe/wall-street-sofre-queda-mais-violenta-desde-2011

Em seguida no dia 01 de Setembro de 1939 a Alemanha invade a Polônia dando início a II Guerra Mundial. Durante o ciclo de Urano em Touro vimos uma das maiores transformações econômicas e sociais, bem como inventos que nos servimos até hoje. Houve um grande avanço tecnológico, porém com perdas inestimáveis para a humanidade.

Falta de alimentos, quebra de estruturas e de segurança, lembrando que Touro é quem nós dá a segurança e o conforto, a alimentação a estruturação da vida em si. E isso tudo passou por uma enorme mudança nesse período.

Não podemos afirmar que teremos uma III Guerra Mundial, mas também não podemos fingir que nada está acontecendo no Mundo. Passamos por uma enorme turbulência em a Coréia no Norte e os EUA e torçamos para que um acordo de paz seja estabelecido entre os países em breve. Mas ainda temos o Irã, a Rússia a Síria que nos assustam e a sensação de estarmos sobre um barril de pólvora não nos dá tranquilidade para um futuro próximo. A Rússia em pleno século XXI acaba de construir um dos maiores abrigos nuclear!

Se o futuro é incerto o que podemos fazer nesse período?

Um dos pontos que devemos nos preocupar é com a nossa subsistência, cultivamos nossa própria horta caseira, criamos uma maneira de reutilizarmos a água e se possível criar estoques da mesma como cisternas. Não fazer empréstimos em longo prazo. Ter sempre uma reserva de dinheiro em espécie (se possível em dólar). Talvez esse também seja um dos motivos porque e moeda americana está tão valorizada frente ao Real. Ou se possível comprar Ouro ou mesmo terras para cultivo. A greve dos caminhoneiros nos deu uma pequena amostra do que pode acontecer, é hora de nos anteciparmos aos fatos, afinal precaução e caldo de galinha não faz mal a ninguém.

Que o mundo vai mudar não resta dúvida, já temos as moedas virtuais, bancos virtuais, e a forma de fazer negócio está cada dia diferente. A preocupação com relação ao que comemos está cada dia mais evidente, muitos já vêm procurando uma alimentação mais sadia e livre de agrotóxicos e conservantes. Devemos evitar os gastos desnecessários. Usar mais o transporte público ou mesmo nos locomovermos de bicicleta ou a pé se possível. Fabricarmos nossa própria comida; pães, massas, molhos, conservas, iogurtes e muitas das coisas que compramos prontas podem facilmente serem feitas em casa com menos gastos e muito mais sadias.

Devemos manter o pensamento: “Se estivéssemos em guerra como deveríamos proceder?”. Pode ser até um pensamento negativo, mas pode nos levar a pensar que muitas coisas são supérfluas e que podemos criar uma série de mudanças positivas com isso. Talvez seja isso que Urano que transita novamente em Touro venha a nos ensinar, o valor da vida.

Lembrando de outro ciclo de Urano em Touro em 1850

O período de 1850 a 1900 foi marcado pelo início do processo conhecido por Segunda Revolução Industrial.

Esse Período deu sequência à Primeira Revolução e teve como pioneiros países da Europa Ocidental (Grã-Bretanha, Alemanha, França e os Países Baixos), assim como Estados Unidos e Japão. Essa fase é marcada por novas fontes de energia (em relação à primeira), como o Petróleo e a Eletricidade, além disso, o aço começa a ser o produto usado na construção das máquinas.

Como podemos ver sempre houve uma enorme mudança na economia nesse período gerando uma revolução nos processos de sustentabilidade da humanidade.

E acredito que dessa vez não será diferente!


0 visualização

Ligue: (11) 9.7617-6904

 

 

@2015 by Moisés Fernandes.