top of page

O Ciclo Astrológico Kondratiev e a Economia Mundial

Um dos modelos de prognóstico mais discutidos de estudos futuros modernas é o ciclo de Kondratiev. Ela postula um padrão regular de períodos de recuperação e downswings na economia, que vão ao longo de 50 a 60 anos. Este ciclo é baseada em mudanças de paradigmas coletivos, causados ​​pelo surgimento de novas tecnologias que revolucionam a economia ea sociedade em geral. O economista alemão e astrólogo Dr. Christof Niederwieser identificou uma relação estreita entre o ciclo de Kondratiev eo Ciclo de Urano-Plutão astrológico e criou uma síntese: o modelo Astro-Kondratiev.


Ciclos são a base fundamental do sistema astrológico. O circuito de nascimento, crescimento, ponto culminante, retração e de conclusão para um novo nascimento é refletida nos padrões cósmicos, como o ciclo da lua, o curso do Sol e os planetas através do zodíaco ou os aspectos entre os planetas. A partir desta malha de ciclos astrológicos a qualidade individual de tempo de um momento, um período ou brotos marcaram época.


Os Ciclos também desempenham um papel significativo em outras áreas da ciência. Por exemplo, nas áreas de filosofia e de história; teorias cíclicas da evolução política foram expostas por Platão, Aristóteles, Cícero e Maquiavel e nas teorias cíclicas da morfologia cultural apresentados por Giambattista Vico, Leo Frobenius, Oswald Spengler e Arnold Joseph Toynbee. Em ciências econômicas existem ciclos de mercado, ciclos comerciais, ciclos de negócios e do ciclo de vida do produto. É lógico perguntar então se há alguma correspondência entre esses ciclos e as constelações astrológicas.


Nikolai Kondratiev (1892 - 1938) 5

Domínio público

Um dos mais famosos ciclos de macroeconomia é o ciclo de Kondratiev, também chamado de Kondratiev Wave. Ele foi apresentado pela primeira vez em 1926 em um artigo escrito por Nikolai Kondratiev (1892-1938), diretor-fundador do Instituto de Conjuntura, em Moscou. Ele forneceu evidência de "ondas longas na vida económica", analisando empiricamente uma gama abrangente dos dados históricos econômicos e estatísticas disponíveis na época: A evolução a longo prazo dos índices de preços de commodities, taxas de juros, títulos do governo, turnovers comércio exterior, produção de carvão, aço e ferro, a poupança privada ou os salários de várias indústrias. Um padrão significativo surgiu em todas essas séries de dados: um período de recuperação de cerca de 25 anos foi seguido por uma quebra de comprimento semelhante.


Novas tecnologias de núcleo como motores de crescimento económico

Kondratiev procurou padrões empíricos associados a este ciclo. E ele encontrou uma forte correlação com mudanças significativas na vida social e económica. No início de cada ciclo de inovações tecnológicas surgem e revolucionar os métodos de produção, bem como a estrutura do mercado mundial. Essas inovações encontrar as primeiras aplicações práticas para os mercados de massa e, portanto, acumular capital suficiente para fazer investimentos no novo sector rentável. O novo mercado começa a crescer e logo se torna o novo mercado global de chumbo.


A primeira Onda Kondratiev conhecida foi iniciada pela máquina a vapor e do tear mecânico. Com base nestas tecnologias o núcleo da Revolução Industrial começou por volta de 1790 e desencadeou um enorme crescimento econômico. Em 1815, este setor atingiu o seu potencial máximo. O crescimento abrandou e, finalmente, levou em declínio e recessão. Durante o período de desaceleração do primeiro ciclo, as tecnologias de base do segundo ciclo foram inventadas. Kondratiev identifica o comboio a vapor pública (1825), a turbina (1824-1827), cimento Portland (1824), a colhedora mecânica (1831), o telégrafo (1832), a máquina de impressão rotativa (1846) e da semeadora (1847 ). 1


A crescente utilização prática dessas inovações iniciou a Segunda onda Kondratiev ocorreu por volta de 1850. O transporte de massa e comunicação tornaram-se os novos motores de crescimento. Redes ferroviárias e telégrafos esparramados em todos os países. Por um quarto de século, a economia experimentou um tremendo crescimento. Mas em 1873 a bolha da malha ferroviária estourou e deu início ao "The Long Depressão", uma recessão económica que durou vinte anos.


Na década de 1890 a Terceira onda Kondratiev começou com o surgimento de uma nova tecnologia de núcleo: eletricidade. Inúmeros produtos novos; e as indústrias ficaram “eletrificadas”. Em combinação com outra nova invenção - a linha de montagem - que revolucionou a produção. A era da produção em massa moderna começou. O terceiro ciclo trouxe a transição para a moderna sociedade de consumo. Quando Kondratiev publicou suas descobertas em 1926, ele estava convencido de que este ciclo em breve atingiria os limites de seu crescimento e que uma era de declínio longa estava para vir. Ele estava certo. Três anos após a publicação de sua previsão, "a quinta-feira negra" abriu a mais pesada crise econômica na história da humanidade. A Economia do mundo caiu em uma década de hiperinflação, desemprego em massa e depressão grave.

As clássicas ondas de Kondratiev


As ondas de Kondratiev hoje

Inicialmente a teoria de Kondratiev não ganhou muita atenção. Isso mudou em 1939, quando o economista austríaco Joseph Schumpeter (1883 - 1950) publicou seu influente livro sobre o assunto. Ali ele apresentou as ondas de Kondratiev a um público maior e confirmado empiricamente com base em preços de atacado anuais dos EUA "ciclos de negócio.". As reações da comunidade científica foram controversas, especialmente porque três repetições de onda não foram consideradas suficientes para provar a existência de um ciclo de onda longa. Então, o que tem acontecido nos últimos 70 anos? Até que ponto a evolução económica mundanas confirmaram o padrão de Kondratiev?


No início do século 21 as ondas longas ainda são populares e frequentemente debatido, particularmente nas áreas de estudos de inovação, pesquisa de tendência e futurologia. Autores como Leo Nefiodow, Carlota Perez ou Christopher Freeman assumir que houve duas outras ondas desde o tempo de Kondratiev e Schumpeter. O gráfico acima ilustra a suposição contemporânea típica do padrão de onda:


De acordo com este modelo, a Quarta onda Kondratiev começou em meados dos anos 1940 com as indústrias de automóvel e de avião emergentes. O tema central foi "mobilidade individual". Mais de 30 anos e este mercado se expandiu maciçamente. No final quase todos os lares nos países industrializados tinham sido motorizados e as viagens aéreas tornaram-se acessíveis para as massas. O ponto deste ciclo de clímax e de viragem é marcado pelas crises do petróleo da década de 1970, que enviou a economia em uma trajetória de queda novamente antes de encontrar uma inovação fundamental para o crescimento.


A Quinta onda Kondratiev começou na década de 1980 com o surgimento da tecnologia da informação. Os computadores se tornaram uma ferramenta para todos. A indústria de telefonia móvel da Internet e esparramado no zeitgeist e conectado milhões de pessoas em todo o mundo. Os Eletrônicos de consumo começaram, a dominar o mercado global.

Quando a bolha estourou a Nova Economia em 2001, muitos seguidores de Kondratiev proclamaram que o clímax deste ciclo tinha sido alcançado e previu uma desaceleração para o futuro. No entanto, durante esse declínio as principais tecnologias para a próxima sexta onda Kondratiev iria se desenvolver. A maioria dos autores às identificaram como sendo a de proteção ambiental, saúde holística e biotecnologia médica como candidatos quentes e resumi-los sob o tema central da "saúde humana e ambiental.”.


Crítica ao modelo Kondratiev

Até hoje o modelo de Kondratiev manteve-se popular. É uma das teorias macroeconômicas muito raras que permitem previsões concretas de longo prazo. E vividamente explicam os principais drivers de crescimento dos últimos 200 anos. Há diferentes opiniões sobre detalhes como o tempo exato em que os ciclos de começar ou terminam ou os nomes exatos dos leitmotifs. Mas muitos pesquisadores concordam que há algo por trás desses ciclos. No entanto, existem alguns pontos críticos, especialmente as metodológicas.


Assim, ainda há controvérsia quanto à existência ou não se o padrão de onda realmente mostra-se como dados empíricos. Estatísticas de diferentes décadas e países não são diretamente comparáveis. Eles têm de ser analisadas, em primeiro lugar. Métodos de mudança de agregação de dados ao longo dos anos. Diferentes países usam diferentes fórmulas para calcular indicadores. A definição dos sectores da indústria e cestas de mercado são modificados no decorrer do tempo. Os dados nominais têm de ser ajustados de acordo com a taxa de inflação ou mudanças de moeda. Os métodos de processamento de dados, assim, determinam significativamente a forma final da curva. E, dependendo do método usado, a onda Kondratiev pode ou não ser revelada.


Os seguidores de Kondratiev elegantemente fogem deste problema. Ao apresentar uma carta gráfica do ciclo, geralmente colocam as décadas no eixo X. Mas o eixo Y permanece não marcado. Carlota Perez, professor de Tecnologia e Desenvolvimento Socioeconômico, é um dos especialistas Kondratiev contemporâneos mais renomados. Ela admite que "Na verdade, as ondas longas, na verdade, não pode ser verificada ao nível macroeconômico. Mas se olharmos para o nível de inovações e também incluem aspectos sociais, as ondas longas são claramente visíveis - mesmo se essas mudanças não refletem necessariamente nos dados macroeconômicos como o PIB ou grandes ondas se sobrepõem".


Para além destas incertezas metodológicas, há também a crítica substantiva da dinâmica social. Ao olhar para a continuação do ciclo pelos sucessores de Kondratiev, há várias discrepâncias na evolução zeitgeist aparentes:


1. Downswing da Electricidade-Kondratiev já por volta de 1920?

Em 1926 Kondratieff mesmo previu que o declínio da Onda da Eletricidade viria. Seus sucessores, no entanto, atado o ponto alto anterior, no período em torno da Primeira Guerra Mundial. Presumivelmente, isto foi motivado principalmente por razões de simetria, porque de outro modo a extensão de tempo para uma desaceleração seria muito curto antes do início do Automóvel-Kondratiev na década de 1940. Além da crise econômica geral causada pela Primeira Guerra Mundial, A Engenharia Elétrica ainda estava longe de atingir o seu limite de crescimento em 1920.


2. Início da mobilidade individual não antes da década de 1940?

O início da onda Automotiva & Aviação é postulada para a década de 1940. Mas ambas as tecnologias de núcleo já haviam atingido a comercialização por volta de 1900. Desde então, as empresas de automóveis e companhias aéreas foram crescendo, logo se tornando acessíveis para o mercado de massa. Por exemplo, o famoso "Modelo T" da Ford sozinho vendeu mais de 15 milhões de unidades nos anos entre 1908 e 1927. Assim, falando sobre o início de um boom de "mobilidade individual" nas 1940ies não é plausível.


3. Downswing da IT-Kondratiev já desde 2001?

Quando a bolha estourou a Nova Economia em 2001, a maioria dos sucessores de Kondratiev assumiram que o Ciclo de Tecnologia da Informação tinha atingido o seu clímax e entrou no seu período de desaceleração. Mas na verdade, o caso foi o contrário: graças aos smartphones e tablets, a microeletrônica estão atualmente em seus tempos áureos e mais popular do que nunca. Somente anos depois de as empresas de Internet a Nova Economia finalmente começou a desenvolver modelos de negócios lucrativos e sustentáveis, e aprendeu como transformar cliques em dólares. Hoje tornou-se um dos maiores mercados em crescimento em todo o mundo. empresas de TI, tais como Apple, Google, Facebook e Samsung têm conquistado a lista das marcas mais valiosas do mundo - e ainda os seus aumentos de valor. Então, falando sobre um declínio da Onda de TI nos últimos 15 anos, não faz qualquer sentido.


O que aconteceu? Será que o padrão de Kondratiev desaparece após a sua descoberta na década de 1920? Ou será que o modelo de Kondratiev foi extrapolado por seus seguidores em sua perseguição permanente para a próxima grande tendência? Aqui a astrologia pode dar uma resposta clara.


O ciclo de Kondratiev e Urano-Plutão

Então, vamos analisar a astrologia para um ciclo planetário de onda longa que indica o seguinte padrão: novas tecnologias de núcleo desencadeando uma transformação radical da economia e da sociedade, uma revolução de sistemas de energia e modelos de pensamento, uma mudança de paradigma coletiva profunda. Este padrão é típico para o Ciclo de Urano-Plutão: Novas ideias e inovações técnicas (Urano) perturbar os sistemas estabelecidos de poder e ideologias (Plutão) e se tornar o novo marco para as massas (Plutão).


O maior impacto deste arquétipo ocorre sob os principais aspectos difíceis: conjunção, oposição e quadrado. Em seu trabalho inovador "Cosmos e Psique" o Professor Richard Tarnas recomenda uma esfera de 15° para a conjunção e para a oposição e de 10° para as Quadraturas. Isto foi confirmado por minha própria pesquisa. Especialmente quando a constelação entrou ou saiu dessas esferas, muitas das grandes revoluções da humanidade, invenções e crises econômicas tiveram lugar como manifestações mais evidentes da carena. Isto resulta num núcleo o período de 7 a 10 anos, no qual as mudanças de paradigma induzidas tecnologicamente terão lugar.


Ao comparar as ativações astrológicas: Urano-Plutão com os pontos de virada das ondas de Kondratiev, é fascinante ao observar que eles são completamente idênticos até 1920. As conjunções e as oposições marcaram o início do ciclo de Kondratiev. As Quadraturas marcam os anos quando as ondas de Kondratiev atingem o seu clímax e começa sua fase de desaceleração.


Signo de Nikolai Kondratiev (16 de março de 1892, Witschuga) 5


Parece que Nikolai Kondratiev (nascido em 16 de março de 1892 em Witschuga) tinha sido dotado de uma intuição sutil para qualidades zeitgeist e descobriu este ciclo com uma mistura de sensibilidade (Sol-Júpiter-Conjunção nos últimos graus de Peixes) e de trabalhar duramente com detalhes em enormes quantidades de dados (... em oposição a Saturno nos últimos graus de Virgem). É muito improvável que ele foi influenciado pela astrologia, porque ele publicou seu trabalho sobre "ondas longas na vida económica" quatro anos antes da descoberta de Plutão.


Após a década de 1920 os pontos cardeais do Ciclo de Kondratiev e os gatilhos Urano-Plutão se afastam um do outro. Desde o início do ciclo de automóvel em 1940, postulado por sucessores de Kondratiev, a correlação desaparece. A explicação pode ser encontrada na órbita fortemente elíptica de Plutão. Quando Pluto viaja através de seu periélio (a área de sua órbita mais próxima ao sol) só leva 11 anos para atravessar o signo de Escorpião. Quando Pluto viaja através de seu afélio (a área de sua órbita mais distante do Sol) ele leva 31 anos para atravessar o signo de Touro. Portanto, a periodicidade do Ciclo Urano-Plutão é muito irregular. Sempre que Plutão é muito distante do sol, leva apenas cerca de 50 a 60 anos entre conjunção e oposição. Este tem sido o caso no período investigado por Kondratiev (1790-1920). Quando Plutão se aproxima do sol este período é prolongado consideravelmente. Desde o último conjunto em meados de 1960 para a próxima oposição em meados da década de 2040 levará 80 anos. . Demorou meio século antes o aspecto de quadratura atual sozinho, o que corresponde a um período de recuperação de 50 anos para a onda atual de TI


Enquanto os sucessores de Kondratiev geralmente assumem que as duas últimas ondas têm diminuído consideravelmente, o Ciclo de Urano-Plutão sugere o contrário: a corrente de Kondratiev a Onda leva 80 anos e é, na verdade, extraordinariamente longo.


A Terceira interconexão global Astro-Kondratiev 1900-1965:


Como é que um ciclo astrológico de Kondratiev se parecem com as descobertas de Nikolai Kondratiev e são combinados com a periodicidade de Urano-Plutão? A primeira onda (motor a vapor) e a segunda onda (ferroviária) são idênticas. Além disso, a terceira onda começa de forma síncrona por volta do ano 1900. Mas não é limitado a eletro-tecnologia e produção em massa. Ele também contém as áreas de automóveis, aviação e de massa media que atingiram a comercialização nestes anos e também começou um boom impressionante. eletrificação extensa em todas as áreas, a produção em massa, com linhas de montagem, as primeiras empresas do setor automotivo, as primeiras empresas de aviação e linhas dirigíveis, o nascimento de aviões e motocicletas, a primeira transmissão de rádio transatlântico, o nascimento de registros de rádio, cinema e gramofone como nova massa mídia, tudo isso surgiu nos poucos anos em que Urano em Sagitário estava se opondo Plutão em Gêmeos.


Isto não só para confirmar a assinatura Urano-Plutão das mudanças de paradigma induzidos tecnologicamente. A posição desta constelação do Zodíaco também nos permite descrever a morfologia deste período. O eixo de Gêmeos-Sagitário representa o movimento e a intermediação entre o pequeno mundo da vizinhança perto e no mundo grande além dos horizontes. Plutão em Gêmeos transforma áreas como técnicas, comunicação, mídia, locomoção, o comércio, o princípio funcional e operacional. Em Gêmeos a maquinaria maciça, inerte de Plutão em Aries / Taurus (segunda onda Mobility Mass) aprende a executar. Ele acelera, rápida e flexível, filigrana e diferenciada. Em vez da maquinaria pesada da segunda onda das novas pontas de lança do progresso técnico são rápidos, rápidos e versáteis enxames de insetos de tecnologias especializadas que a expansão em todas as direções ao redor do mundo e se ramificam em todas as áreas da vida. O trato do nervo material da humanidade se estende como um rizoma gigante ao redor de toda a esfera da terra: os sistemas de fornecimento de energia, redes de estradas e de companhias aéreas, os fluxos de produtos de consumo e meios de comunicação, armadas de estações de rádio e cinemas. Urano em Sagitário define a direção: em todos os horizontes ao mesmo tempo - o céu é sem limite.


O Ciclo da "Global de Interconexão" (este fio condutor também inclui "mobilidade individual" e "moderna sociedade de consumo", como subtemas) atinge o seu clímax no início da quadratura com Urano-Plutão (1928-1937). Uma década de crise econômica global e o surgimento de ditaduras fascistas caracterizaram esses anos e marcaram o ponto de viragem para o período de desaceleração. Em muitos países a Segunda Guerra Mundial é seguido por "milagres econômicos", e não com base em novas tecnologias de núcleo, mas sim sobre a reconstrução pós-guerra. Finalmente, na década de 1960 o zeitgeist é inundado novamente por inovações radicais e uma grande mudança de paradigma.


A Quarta Astro-Kondratiev 1965 - 2045: Informação


A tecnologia fundamental da Quarta Astro-Kondratiev: o primeiro microprocessador Intel 4004 6

Imagem: © Creative Commons, Thomas Nguyen, Wikipedia


Exatamente no seguinte conjunto Urano-Plutão em Virgem (1961-1971) o próximo impulso de inovação emerge. Por um lado, o ciclo do "Global de Interconexão" alcança a sua conclusão pela conquista do homem do Espaço Exterior: Em 1961, o primeiro cosmonauta entra no espaço exterior. Em 1962 começa a era dos satélites de comunicações civis. expansão do homem no espaço é coroada pela primeira aterragem de lua 1969 e a primeira estação espacial Salyut 1 em 1971. Com esses marcos a interconexão global atinge sua máxima expansão para o momento. Na veia de Gêmeos / Sagitário o exterior rede, material de conexões, infraestrutura de tráfego e linhas de comunicação, está concluída. O trato do nervo da humanidade teceu sua rede em todo o mundo. A partir dos anos 1960, o foco muda cada vez mais para a expansão interna. Na veia de Virgo as novas tecnologias de núcleo são cada vez mais voltado para a qualidade e quantidade das entidades que se apressam através da rede global. Estas entidades se tornam sempre menor, mais rápido, mais diferenciado, detalhado e complexo.


Na década de 1960 as principais tecnologias do novo ciclo emergem: o computador moderno, a internet (na época como "Arpanet"), tecnologia da informação, eletrônica e nanotecnologia. O que a máquina a vapor foi para o primeiro ciclo, o microprocessador é para o quarto ciclo. Estas inovações fundamentais obtidas comercialização com o "Intel 4004" no final do conjunto Urano-Plutão em 1971.


O fio condutor da corrente Astro-Kondratiev é "informação". E Virgem puxa todos os registros para gerar, analisar e explorar o máximo de informações. Sua personagem foi incorporada no zeitgeist desde então: optimização, racionalização, a perfeição, a diferenciação, especialização, sistematização, detalhe orientação, miniaturização. Como astrólogo alemão Werner Realizada enfatiza, as palavras-chave atuais de mudança sócio estrutural são típicos de Virgem: a sociedade de serviços, a sociedade do conhecimento, mas também a sociedade segurança- e controle.


Sempre mais detalhada, sempre mais precisas, sempre mais preciso, sempre trabalhando, triagem, cobertura, de regulação. Virgem é a tropa diligente dos pioneiros que inquieta amplia os territórios e mundos de vida de Leo, esquecendo-se de viver sozinha. TDAH, multitarefa, sobrecarga de informação permanente, mania vigilância e grandes dados, legiões de gerentes de conformidade que tentam navegar suas empresas através das selvas multiplicação de novas leis e regulamentos - agora que estamos no período núcleo da quadratura com Urano-Plutão ( 2009 - 2018) nos lados sombrios deste ciclo intensificar. A Quarta Astro-Kondratiev atingiu o seu clímax.

O ciclo de Kondratiev astrológico pelo Dr. Christof Niederwieser


Olhando para o futuro

O Astro-Kondratiev não só explica os principais desenvolvimentos técnicos e sociais dos séculos passados. Ele também permite um olhar de concreto para o futuro. O que virá a seguir após o ciclo da informação atingir o seu clímax? Que implicações sócio-política podem ser esperadas nos próximos anos? As atuais inovações técnicas podem se tornar a tecnologia de núcleo da Quinta Astro-Kondratiev que terá início em 2040? Em que maior padrão é o Astro-Kondratiev incorporado e como pode a sua morfologia ser descritos em mais detalhes? Estas perguntas são altamente significativa para áreas como a política, a governança corporativa, planejamento estratégico, gestão da inovação e investimentos. A astrologia pode dar algumas respostas inestimáveis ​​...


425 visualizações
Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page